Será o fim dos emaranhados de fios nos postes?
- Aline Xavier
- 27 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de ago. de 2024

Quem nunca andou pelas ruas e se incomodou com a quantidade imensa de fios presas nos postes?
É inegável que esses fios deixam a cidade com uma aparência nada agradável. Além da estética, esse volume de cabos também colocam em risco a segurança das redes, das pessoas que passam pelo local e da própria natureza, com a possibilidade de animais ficarem presos nesse emaranhado.
Atualmente, as empresas de internet, telecomunicações, e TV por assinatura utilizam os postes das concessionárias de energia. Contudo, até então não haviam regras específicas para orientar essa utilização.
Por exemplo, em algumas cidades haviam a cobrança pelo uso do poste, em outras não. Tinham empresas que pagavam um valor ínfimo e outras um valor muito maior pelo uso do mesmo poste. Não havia regras para retirada dos fios que não estavam mais sendo utilizados e por aí vai...
Com o aumento do uso da internet esse problema piorou muito. Era urgente a definição de regras.
Na última terça, dia 26.09.23, foi lançado pelos ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Juscelino Filho (Comunicações) o programa Nacional de compartilhamento dos postes, denominado de "Programa Poste Legal". Este programa tem por objetivo estabelecer diretrizes para organizar os postes das cidades brasileiras.
Após a assinatura desta portaria, as agências reguladoras de energia (Aneel) e telecomunicações (Anatel) realizarão uma regulamentação conjunta, com as regras para as concessionárias e empresas que utilizam os postes seguirem.
Por Aline Soares.
Fonte: G1 (Globo)
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens publicadas, por gentileza entre em contato com alixsengenharia@gmail.com para que seja atribuído o respectivo crédito ou a remoção da imagem, caso prefira.
Comments