top of page
Orange and Black Gradient Bold Minimalism Motivational Quote LinkedIn Banner (1).png

A prevenção de incêndio se inicia com a união de vários fatores, tais como: Cumprimento das normas com a regularização do empreendimento com a licença de prevenção de incêndio; Instalação e manutenção dos equipamentos de prevenção; Conscientização e treinamento de todas as pessoas; etc.. Contudo, para que a eficiência da prevenção seja completa é preciso planejar com base em dados, por exemplo:

Quais os maiores causa de incêndio?

Qual o tipo de edificação que mais ocorre incêndio?

Quais bairros há maior ocorrência de incêndio?

Os dados estatísticos são de extrema importância na constituição do perfil de prevenção de incêndio de um local, pois orientam onde priorizar investimentos, mostram quais tipos de edificações apresentam maior risco e quais causas mais se repetem nas ocorrências. Com a configuração de um perfil, é possível estabelecer ações mais inteligentes, não só por parte do Corpo de Bombeiros. Mas também, por nós profissionais, seguradoras, gestores, síndicos, etc.

Contudo, infelizmente, até o presente momento, os órgãos oficiais não possuem estatísticas oficiais divulgadas para a sociedade sobre os incêndios urbanos. Essa ausência de dados acaba gerando uma falsa sensação a população de que é rara a ocorrência de incêndios, como também que os incêndios não são graves e que não é necessário se preocupar tanto com a prevenção, como os especialistas tem chamado atenção para o problema. 

Diante desta lacuna e da necessidade de enxergar o verdadeiro perfil dos incêndios na Bahia, estou realizando um levantamento dos incêndios ocorridos em edificações no estado. É importante frisar que, o número real de incêndios é muito superior ao que estar aqui demonstrado, uma vez que nesta pesquisa foram incluídos apenas os incêndios noticiados pela imprensa.

Até o dia 10 de setembro de 2025, foram noticiados 79 incêndios em todo o estado da Bahia, sendo 42 na capital. Desses incêndios noticiados, 24 ocorreram em residências unifamiliares, locais que não são abrangidos pela norma de prevenção de incêndio. Houveram 22 vítimas feridas e 07 vítimas fatais. 

Em 2024, segundo dados publicados no jornal A tarde, no dia 11/06/2025, ocorreram 8.504 incêndios na Bahia. Sendo 1024 desses incêndios em residências, tendo como principal causa o curto-circuito nas instalações elétricas. Em seguida, vem os estabelecimentos comerciais com 319 casos, edificações privados com 106 casos, estabelecimentos industriais com 32 casos e edificações públicas 24 ocorrências.  Entre vítimas feridas e fatais, houveram 7.781 vítimas.  

Veja abaixo o mapeamento. Para ver detalhe de cada incêndio, clique sobre a localização.

Para ver detalhe de cada incêndio, clique no botão abaixo.

Simbologias utilizadas no mapeamento:

Captura de tela 2025-09-15 194151_edited.jpg
grupos.jpg

Hidrantes públicos

Grupo A - Residêncial

Grupo C - Comercial

Grupo F - Reunião de público

Grupo G - Serviço automotivo

Grupo I - Insdústria

Não se enquadram em nenhum grupo

Grupo H - Saúde e institucional

Grupo B - Hospedagem

Grupo D - Serviço profissional

Grupo J - Depósito

Grupo E - Educacional 

Algumas observações:

1. A pesquisa ainda está em andamento, sendo atualizada mensalmente.

2. Para saber mais informações sobre cada sinistro, basta clicar na localização. 

3. Na pesquisa só foram incluídos incêndios ocorridos em imóveis. Tendo em vista, que a pesquisa está direcionada para a importância da Licença de Prevenção  e Combate a Incêndio e os equipamentos devidamente instalados.

4. A visualização não fica tão legal no celular. Por isso, aconselho ver o mapa e planilha em um notebook / computador.

Confira a planilha com todos os dados pesquisados.

Por Aline Soares

Fonte da reportagem que cita dados de incêndio de 2024, publicado no jornal A Tarde:

bottom of page