Morre Fernando Campana, ícone do design brasileiro
- Aline Xavier

- 17 de nov. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 30 de abr. de 2023

Faleceu na última quarta (16/11/22), em São Paulo, o designer e arquiteto Fernando Campana. Irmão de Humberto Campana, com quem fundou o Estúdio Campana, Fernando era um destaque no design contemporâneo brasileiro.

Nascido em 1961, em Brotas, interior de São Paulo, Fernando cursou arquitetura e urbanismo na Faculdade de Belas Artes de São Paulo, concluindo a graduação em 1984.
Os irmãos Campana criaram o Estúdio Campana em 1984, onde inicialmente, era voltado a criação de mobiliário. Contudo, hoje há uma diversidade de produtos assinados pelos irmãos, inclusive uma linha de sandálias.


Pioneiros no design disruptivo, os irmãos lançaram a primeira coleção de cadeiras denominada Desconfortáveis. Foi uma coleção de cadeiras criadas com ferro bruto, que enfatizava a imperfeição.

Os Campana utilizaram como matéria prima para o seu trabalho lasca de madeira, plástico bolha, fios de pvc, guarda chuvas, placas de ferro, ralos de banheiro, rolo de cordas, ursos de pelúcia e outras coisas ligadas a cultura brasileira. Eles reinventaram o objeto, dando-lhe um valor único e controverso.

A reinvenção da matéria-prima tem por objetivo tirar o expectador da sua zona de conforto, o convidando a experimentar novas formas e contextos.

Reconhecidos internacionalmente, os irmãos foram os primeiros brasileiros a expor no MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova York).
Por Aline Soares.
*As imagens utilizadas no post não são autorais, todas foram retiradas do google imagem e bancos de imagens apenas para exemplificar o texto. Caso esteja usando alguma foto sua, por gentileza, entre em contato, para que seja atribuído os devidos créditos.



Comentários