Edificação que abrigou o Restaurante Colon desabou parcialmente.
- Aline Xavier

- 27 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de mai. de 2024

No dia 26.01.24, o imóvel localizado na rua Holanda, no Comércio, não resistiu aos problemas estruturais, ocasionados por falta de manutenção, colapsou e desabou parcialmente.
O imóvel era tombado pelo Iphan, por esta localizado em uma região histórica da cidade. Por 107 anos o local foi o endereço de um restaurante de renome na cidade, o Restaurante Colon, fundado em 1914, pelo espanhol José Maria Orge.
O bairro do comércio, há algum tempo, vem passando por uma desvalorização imobiliária. Prédios abandonados, casarões entregues a própria sorte e insegurança nas ruas são alguns dos problemas do bairro. O que é um absurdo, tendo em vista se tratar de um local que possui uma riqueza histórica muito importante para os soteropolitanos.
O povo não existe sem a sua história. E para que ela exista é preciso ser preservada. O poder público tem responsabilidade sobre essa preservação, seja proporcionando manutenção ou notificando o particular para fazer.
O Comércio precisa passar por uma revitalização urgente. O poder público bem poderia transformá-lo em um bairro voltado para o turismo e diversão dos soteropolitanos.
Ao meu ver, a prefeitura deveria dar incentivo fiscal para que redes hoteleiras ocupassem os prédios abandonados. Já imaginou ficar hospedado em um quarto com a vista para a baia de todos os santo?
As área térrea das edificações poderiam ser destinadas a bares e restaurantes. Um teatro e casa de show também cairia muito bem. Com certeza, seria uma forma de trazer vida a um local tão lindo, que hoje esta abandonado. E ainda gerar renda para a cidade.
Por Aline Soares.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens publicadas, por gentileza entre em contato com alixsengenharia@gmail.com para que seja atribuído o respectivo crédito ou a remoção da imagem, caso prefira.



Comentários