Decoração para um quarto de uma criança autista (TEA).
- Aline Xavier
- 17 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de abr. de 2023

O Transtorno Espectro do Autismo (TEA), também conhecido como autismo, é uma condição neurológica caracterizada por déficit na socialização, comunicação e comportamento.
Hiperatividade, irritabilidade, agitação, impulsividade, autoagressividade e desatenção são alguns sintomas apresentados pelas crianças com TEA.
Para a criança autista o quarto é seu porto seguro, é um refúgio para o mundo que o rodeia.
Mas, como decorar esse quarto? O que priorizar?
Antes de qualquer coisa, converse com os profissionais de saúde que acompanham a criança, para entender melhor quais estímulos seu filho mais precisa.
Também é importante priorizar, o gosto da criança. A cor que ele mais gosta, o quanto a iluminação o incomoda ou o agrada, etc.
Como os autistas são muito sensíveis a estímulos, é interessante setorizar o quarto, em dois ambientes distintos, área do descanso e área de dormir.
A área de descanso deve ter poucos objetos e cores claras. Nesta área evite quadros, prateleiras, brinquedos, ou seja, qualquer coisa que estimule a distração. Iluminação indireta neste setor é super bem vindo.
O setor da criatividade é o espaço que a criança vai brincar e desenvolver suas atividades escolares. É interessante ter uma parede lousa, mesa e cadeira para atividades, espelho (observar a relação da criança com o espelho, nem toda criança gosta) e brinquedos, que devem ser organizados em caixas organizadoras.

Os sons costumam trazer incômodo para as crianças autistas, por isso é importante pensar no isolamento acústico no quarto delas. Isolamento acústico de janelas e portas são bem vindos. A grana está curta no momento? Cortinas grossas e tapetes ajuda bastante no conforto acústico. O som do ventilador e ar condicionado e=também pode ser um incômodo para eles.
Quanto as cores, evite as cores primárias, para não deixa-lo agitado. Opte por cores claras e neutras. Também priorize mobiliários com acabamentos arredondados.
Quanto a iluminação, é interessante intercalar iluminação direta e indireta. Priorizando iluminação indireta na área de descanso e iluminação direta para a área criativa. Não dar para fazer uma iluminação indireta mais detalhada? Use abajur.
Por fim, como todo quarto infantil, um quarto projetado para uma criança autista deve ser extremamente seguro, limpo e organizado.
Por Aline Soares.
As imagens utilizadas no post não são autorais, todas foram retiradas do google imagem e bancos de imagens apenas para exemplificar o texto. Caso esteja usando alguma foto sua, por gentileza, entre em contato, para que seja atribuído os devidos créditos.
Comentários