Conheça Francis Kéré, vencedor do prêmio Pritzker de Arquitetura 2022
- Aline Xavier

- 15 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de abr. de 2023

Este é Diébédo Francis Kéré. Arquiteto e educador, nascido em 1965, na Vila de Gando, em Burkina Faso, África Ocidental. Radicado em Berlin, na Alemanha, onde estudou na Technische Universitat Berlin, graduando-se em 2004.
O Pritzker Architecture Prize é o maior prêmio de arquitetura do mundo, é considerado o Nobel da arquitetura. Foi criado pela família Pritzker, em 1979, com a finalidade de homenagear profissionais cujo trabalho contribuam para o bem estar da sociedade. Francis Kéré é 51º vencedor e o primeiro profissional negro a receber o prêmio.
Em 1998 criou a a Fundação Kéré, uma organização sem fins lucrativos dedicada a arrecadar fundos para construção de projetos na Vila de Gando, onde nasceu. Ele queria que toda criança da sua vila tivesse acesso a educação.
Em 2005, fundou a Kéré Architecture, seu escritório de arquitetura.
Francis Kéré tem por objetivo transformar comunidades por meio da arquitetura. Para isto, capacita mão de obra comunitária e utiliza argila e madeira como principais materiais para suas obras.
Veja agora alguns projetos assinados por Kéré.
Escola primária em Gando
O projeto foi premiado no Prêmio Aga Khan, em 2004.
2. Pavilhão Serpentina.
Projeto inspirado em uma grande árvore da sua cidade natal, onde a comunidade se reúne no final do dia, o Pavilhão Serpentina visa conectar as pessoas com a natureza.
3. Pavilhão Sarbalé Ke.
Sarbalé Ke foi uma instalação temporário criada para o Festival de Música e Artes Coachella Valley, em 2019.
4. Parque nacional do Mali.
Por Aline Soares.
*As imagens utilizadas no post não são autorais, todas foram retiradas do google imagem e bancos de imagens apenas para exemplificar o texto. Caso esteja usando alguma foto sua, por gentileza, entre em contato, para que seja atribuído os devidos créditos.







Comentários